História do Maltês
No decorrer dos séculos, esta antiga raça de cães tem recebido diversos nomes. Originalmente chamado de Cão Melitaie (Melitaei Catelli - "Canis Melitaeus" em Latin) ele também foi conhecido como o cão das "Damas Romanas", "Antigo Cão de Malta", o "Cão Consolador", o "Dócil Espanhol", o "Bichon", "Bichon Maltês", o "Cão Leão Maltês", e o "Terrier Maltês" entre outros nomes. O histórico da raça pode ser traçado desde alguns milênios. Alguns pesquisadores colocaram a sua origem por volta do ano 2.000 a 3.000 A.C. É interessante notar que Darwin determinou a origem desta raça em torno de 6000 A.C. À partir do século 19 o Kennel Club aceitou a raça com o nome "Maltês".
Entre os séculos 17 e 18, foi feita uma tentativa de diminuir o tamanho da raça, quando chegou a ser praticamente destruída. Carlos Lineu relata que estes cães chegavam a ter o tamanho de um esquilo. Além de que havia parentesco com raças estranhas misturados a raça - especialmente spaniels e miniaturas de poodles, além de cães em miniatura que foram trazidos da Ásia Oriental para a Inglaterra através do oeste da Índia, sendo misturadas com o cão maltês.De certa maneira isto salvou o cão maltês, mas fez a raça tão heterogêneo que várias raças foram derivadas foram formadas. Doutor Wallher e Reichenbach, em 1817, lista sete raças diferentes do cão Maltês e nove raças em 1836. O aspecto atual da raça se deve grande parte aos criadores Ingleses que tiveram o cuidado necesário para a preservação da linhagem.
Na período de 1902 até 1913 cães com parti-cor e cor sólida foram aceitos em amostra na Inglaterra, e mais tarde - 1950 - em Victoria, Austrália. No entanto, o Maltês branco era obrigados a ser branco puro. O Maltês colorido podia ser obtido a partir do sul da França.
Características Gerais
- O maltês é um cão dócil;
- O Maltês é um cão inteligente, por isso sua capacidade de aprendizagem é considerável;
- A raça Maltês é super adaptável;
- O Maltês não é ciumento, mais é um cão protetor;
- Quanto à saúde O maltês é um cão saudável, apresentando pouquíssimos problemas;
- A cor do Maltês é branca e marfim, sendo a branca predominante;
- O tamanho do Maltês varia de kg 1,4 a kg 4,0;
- A altura Padrão de um Maltês é de 22 cm a 25 cm;
- A Média em que vive um Maltês varia de 16 anos a 19 anos; sendo superior a outros cães de pequeno porte;
- O Maltês convive bem com crianças, desde que não seja maltratado.
Pelagem
- Com textura sedosa e aspecto brilhante, é distribuido perfeitamente sobre todo o corpo, permanece lisa ao longo da linha superior, sem indício de ondulação ou encaracolado
- A pelagem do tronco, deve cair como um manto bem assentado, modelando-se ao corpo sem formar mechas ou tufos
As mechas e tufos são admitidos quando ocorrem nos membros anteriores e posteriores desde o joelho até abaixo até das patas. - Possui pelagem longa na cabeça, no topo do crânio, caindo de maneira uniforme e confundindo-se com a barba, mesclando-se com a das orelhas. Na cauda, os pêlos caem de um só lado do tronco, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre a coxa, o comprimento alcança os jarretes.
Cor
- A cor "marfim pálido" é admitida, mas a excelencia fica por conta do "branco puro". São admitidos traços de bege pálido, na condição de pêlos sedosos, mas não são desejáveis por constituírem uma imperfeição. Qualquer tipo de mancha definida não são admitidas, mesmo que pequeníssimas.
O Maltês é uma raça de cães que não troca de pêlos.